© 2019 Centre for Aviation Psychology. 

Bem-estar psicológico e saúde mental positiva na indústria da aviação
flag-800.png

O Centre for Aviation Psychology promove o bem-estar psicológico através do acesso confidencial aos nossos psicólogos e serviços especializados.

Em resposta ao incidente da German Wings e para ir de encontro às recentes diretivas da EASA e FAA, o Centre for Aviation Psychology foi criado em 2016 para apoiar os profissionais da aviação (por exemplo, pilotos, companhias aéreas, escolas de aviação, tripulações de cabine, controladores de tráfego aéreo e examinadores médicos autorizados) no processo de adaptação a uma nova realidade emergente.

 

A implementação de Programas de Suporte de Pares (Peer Support Programmes) para pilotos foi tornada obrigatória em todas as companhias aéreas europeias e tem como objetivo dar resposta a uma realidade que tem sido de alguma forma escamoteada e subestimada no sector da aviação: a saúde mental e o bem-estar emocional de quem ocupa posições que implicam com a segurança de voo. A classe profissional dos pilotos é o primeiro alvo da nova regulamentação, mas acreditamos que dentro de pouco tempo esta diretiva se possa estender a outros grupos profissionais que desempenham funções não menos importantes para a segurança de voo (por exemplo, tripulantes de cabine, controladores de tráfego aéreo e profissionais de manutenção aeronáutica).

 

A nossa equipa em Portugal é constituída por profissionais de excelência com ampla experiência em psicologia da aviação e inteiramente disponíveis para proporcionar serviços especializados de Psicologia aos profissionais da aviação que trabalham em países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, etc), na sua língua materna.

 

Entre outros serviços especializados, oferecemos toda a ajuda necessária na implementação e gestão de Programas de Suporte de Pares (PSP), avaliação psicológica e acompanhamento clínico de tripulações de voo.

Cristina Albuquerque (CAP Portugal)
Psicóloga Clínica - Certificada em Psicologia da Aviação

cristina@centreforaviationpsychology.com

+ 351 966413101

A Cristina é especializada em Psicólogia Clinica e da Saude e certificada nas especialidades avançadas de Psicologia da Saúde Ocupacional e Psicoterapia, pela Ordem Portuguesa dos Psicólogos (OPP). Possui pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental e é psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental, acreditada pela Comissão de Acreditação da Associação Portuguesa de Terapia Comportamental (APTC)

 

Certificada em Psicologia da Aviação pela European Association for Aviation Psychology (EAAP) e ex-membro da direcção desta associação, a Cristina trabalhou mais de 25 anos como Psicóloga Clínica no departamento médico duma companhia aérea portuguesa onde desempenhou diversas funções no âmbito da assistência psicológica aos profissionais da aviação:

 

  • avaliação psicológica, aconselhamento e psicoterapia de tripulações de voo e outros profissionais da aviação

  • consultora na especialidade de Psicologia Clínica da Junta Médica Regional para Licenciamento de Controladores de Tráfego Aéreo e Pilotos de Linha Aérea

  • coordenadora de um Programa de Prevenção do Consumo de Álcool e Drogas em Meio Laboral (1991-2010)

  • fundadora e coordenadora do 1º programa de terapia em grupo para fobia de voo (2005-2009)

  • intervenção psicológica pós-incidente crítico (pilotos e CTAs)

 

A Cristina é certificada em Critical Incident Stress Management (CISM) pelo International Critical Incident Stress Foundation (ICISF), é formadora e consultora no âmbito da intervenção em crise e Emergency Response Planning (ERP).

 

Organizou e conduziu seminários de Medicina Aeronáutica para AMEs e Médicos de Familia com o apoio da ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil), com enfoque na saúde mental e bem-estar emocional dos profissionais da aviação.

 

Mais recentemente, fundou o primeiro centro especializado no estudo, prevenção e tratamento da fobia de voo em Portugal (Voar Sem Medo) em parceria com a VALK Foundation e diversas entidades aeronáuticas portuguesas. É autora do 1º livro de autoajuda para fobia de voo em Portugal e realiza investigação científica nesta área temática.

 

Na sequência do acidente da German Wings, a Cristina integrou um grupo de trabalho constituído por peritos das associações europeias EAAP, ESAM (European Society of Aviation Medicine), and ECA (Eurocockpit Association) com o objectivo de aumentar o enfoque na saúde mental nas avaliações aerómedicas, atendendo aos factores de stress psicossocial dos pilotos e às recentes alterações do seu ambiente profissional.

 

Entre outras publicações na área da Psicologia da Aviação, é co-autora do livro Pilot Mental Health Assessment and Support (Routledge, 2016) e co-autora do Position Statement on Aviation and Aerospace Psychology – Pilot Mental Health and Wellbeing, (publicado pela British Psychological Society, 2017)

Catarina Cunha (CAP Portugal)
Psicóloga Clínica
catarina@centreforaviationpsychology.com

Catarina tem um Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desde 2013 e exerce a sua prática na área da Psicologia Clínica, em consultório privado, no Porto (Portugal). É formada em Terapia Cognitivo-Comportamental, em Terapias de 3ª Geração e EMDR. Concluiu uma Pós-Graduação em Terapia de Casal e Sexologia Clínica, com o Instituto Português de Psicologia (INSPSIC).

Desde 2015, a Catarina começou a conhecer a área da Psicologia da Aviação e a desenvolver cada vez mais o seu interesse pela mesma. Desde então tem trabalhado como Psicóloga Clínica na Voar Sem Medo, o 1º centro especializado no tratamento, prevenção e investigação em Fobia de Voo em Portugal, ao lado da Dr.ª Cristina Albuquerque. Colaborou e publicou diversos estudos sobre esta temática.

Em 2018, tornou-se membro da European Association for Aviation Psychology (EAAP) e, em breve, irá candidatar-se à certificação como Psicóloga da Aviação. Nesse mesmo ano, completou o curso da British Psychological Society, orientado pelo Prof. Dr. Robert Bor, denominado “Aviation Psychology: Clinical Skills for Working with Aircrew”. Anteriormente, já tinha participado nos workshops sobre “Peer Support”, organizados pela EPPSI (European Pilot Peer Support Initiative), e participou em diversas conferências da EAAP.